11 de abril de 2012

Dilemas na hora dos biberons!


Uma das coisas que mais preocupa uma futura mamã é a amamentação do bebé ( e sobre isso faremos um post exclusivamente dedicado ao tema). Quer seja por necessidade ou por opção própria, quando passamos o bebé para biberon há que ter em mente alguns critérios para procedermos à escolha.
Antes da M.nascer tínhamos comprado tudo: biberons, tetinas, esterilizador e bomba tira-leite, pois caso fosse necessário já tinhamos tudo em casa e não precisavamos de andar numa azáfama para comprar.
No meu caso, comecei a dar biberon cedo, mas com o leite materno que tirava com a bomba, fazia isto especialmente quando íamos sair e assim evitava estar a dar de mamar na rua e nas mamadas da noite, que acabavam por ser bem mais rápidas e tanto eu como a M. descansavamos muito mais (foi um precioso conselho da pediatra e não foi por isso que perdemos a ligação mãe-filha), sendo que a M. foi amamentada em exclusivo até aos 6meses e depois ainda mamou até aos 9meses, altura em que os seus 8 dentinhos começaram a morder a mamã!

No que diz respeito a biberons e tetinas:
  • Ser feito de plástico BPA-free: BPA ou bisfenol A é um disruptor endócrino que mimetiza as hormonas do organismo e pode causar efeitos negativos sobre a saúde e que é utilizado na produção de plásticos, como biberons, chuchas… Alguns estudos revelam que este componente pode passar para a comida ou bebida e ser prejudicial para a saúde;
  • Tetinas de silicone: Na minha opinião são mais duradouras e com um aspecto mais limpo e bonito;
  • Que tivesse um sistema anti-cólicas: prevenir onde pudermos;
  • Fácil de manejar e limpar;

Em relação á bomba tira leite:
  • Indolor;
  • Leve e compacta;
  • Fácil de manobrar;
  • Ser BPA-free;
  • Que permitisse “bombar” ao nosso ritmo;
  • Eléctrica (se tivesse também manual era óptimo, em caso de necessidade);
  • Houvesse facilidade em encontrar peças caso fosse necessário a sua substituição;

Em relação ao esterilizador:
  • Ser grande para levar um elevado número de peças em cada ciclo;
  • As peças da bomba teriam de caber lá dentro;
  • Que permitisse a esterilização sem recurso a químicos;
  • Ciclos de esterilização rapidos;
  • Ser electrónico;
  • Teria de manter as peças esterilizadas por um longo periodo.

NOTA: Nãé necessário comprar tudo da mesma marca, cada um deve comprar o que se sente mais confortável a utilizar.

Após muito pesquisarmos sobre o assunto acabámos por comprar tudo da marca Avent, e nunca tivemos qualquer problema e a M. adaptou-se perfeitamente ao biberon, sem nunca rejeitar a mama.
Ainda ponderamos comprar as coisas da Chicco, pois como já disse anteriormente é a minha marca de eleição, mas na altura apenas encontrámos biberons de vidro. Mais tarde é que surgiram os Step Up, com um design bastante inovador que garante uma melhor adaptação do bebé, por se assemelhar à mama da mãe. No entanto já ouvi algumas opiniões e não são muito abonatórias para este biberon.

           Biberon Avent                   Biberon Step Up da Chicco

A bomba tira-leite eléctrica é que ao fim de 9 meses de uso intenso deixou de funcionar. Esta bomba possuía peças que a permitiam passar a manual ou a pilhas, em caso de viagem. Também me foi recomendada a bomba da Medela por colegas e enfermeiras do hospital onde a M. nasceu. Esta bomba enquadra todos os nossos critérios, mas já tinhamos optado pela Avent e nunca tive qualquer problema durante a utilização.

    Bomba electrica Avent           Bomba electrica Medela 

O esterilizador ainda funciona e está como novo (obviamente que sempre tive cuidados extra com a descalcificação do mesmo). Compramos o electrónico para o uso diário e o de microondas para quando íamos de férias.
Esterilizadores da Avent  electrónico  e de microondas
J.


2 comentários:

  1. Nós também optamos por tudo da Avent e acho que foi uma aposta ganha, não tive problema com a bomba, mas a nossa é manual, e também não tive problemas com o esterilizador, a única coisa que me parece um pouco menos útil foi o aquecer de biberon e papas, demora imenso tempo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a bomba teve um uso demasiado intenso e cansou-se de trabalhar… Nem sequer comprei o aquecedor, porque a maioria das vezes o biberon era para dar for a de casa, pelo que não fazia muito sentido tê-lo. Usei sempre a técnica de banho-maria e resultava sempre! Gracias pelo feedback

      Eliminar