28 de setembro de 2016

Programa de educação do Oceanário de Lisboa

Com o inicio de mais um ano lectivo é sempre bom estar a par de actividades educativas para os mais pequenos. 
O Oceanário de Lisboa apresentou uma proposta de 30 atividades educativas destinadas ao público escolar e que têm como objetivo promover o conhecimento e a conservação dos oceanos. A programação explora toda a matéria da literacia dos oceanos, valorizando e complementando as temáticas curriculares do sistema educativo, através de experiências únicas e exclusivas.
Professores e alunos serão desafiados a desenvolver a criatividade, a aprofundar os seus conhecimentos e a reinventar a forma como olham para os oceanos, através da programação criada para os vários níveis de ensino, desde o Pré-escolar até ao Secundário. Este ano lectivo, uma nova visita temática traz uma proposta inovadora. Os alunos decidem o curso e destino da actividade, colaborando na construção da história da visita através dos seus conhecimentos e escolhas. No final, descobrem como podem fazer a diferença no futuro dos oceanos.

Parece óptimo não acham?

Desde 1999, o Programa de Educação já recebeu 800.000 participantes!!!!!

Destas actividades constam:
  • As visitas temáticas, como por exemplo, “Volta ao Mundo em 80 Minutos”, são uma oportunidade única de explorar a exposição permanente. Estes programas têm perspectivas multidisciplinares, desafiantes e desfechos surpreendentes. As visitas são conduzidas por um educador marinho e revelam a multiplicidade dos ecossistemas numa viagem pelos oceanos.
  • Os ateliers com visita, como “Quem tramou o mexilhão? Relações bióticas nos oceanos”, são programas que integram disciplinas como a literatura, a matemática, a economia do mar ou às ciências da natureza. Os conteúdos e actividades desenvolvem-se em sala e culminam na exploração temática da exposição permanente, numa visita guiada exclusiva.
  • As visitas guiadas são desenhadas para apresentar aos alunos, de uma forma original, o aquário e o seu conceito, os habitats e a biodiversidade de espécies da colecção, inspirando à participação numa mudança de atitude perante os oceanos.
  • Os Workshops para professores são acções de formação multidisciplinares dirigidas a professores e educadores. Este ano letivo, o workshop “Plasticologia marinha” apresenta um dos maiores problemas ambientais da atualidade, a poluição marinha por plásticos e os grandes desafios de conservação à escala mundial. Nestas sessões são fornecidas ferramentas e propostas de atividades criadas para alargar horizontes dentro da sala de aula.
  • Vaivém Oceanário com atividades de acesso livre e gratuito, este projecto educação ambiental em movimento percorre país com experiências educativas que promovem a descoberta e o conhecimento do mundo marinho.
Sem dúvida que os miúdos que adoram o mar vão adorar esta actividade:
  • Dormindo com os tubarões é um programa que propõe passar uma noite em frente ao aquário central na companhia dos grandes tubarões e aprender tudo sobre estes peixes. De manhã, com Oceanário ainda fechado, os alunos podem ver como tudo funciona antes da abertura ao público.



Para conhecer as novas propostas e saber mais consulte o Programa de Educação 2016|2017 


Siga-nos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário