7 de setembro de 2016

Na hora de dormir

Não sei se desse lado se passa o mesmo, mas tenho falado com algumas mães que se queixam que os filhos não dormem a noite toda ou que demoram imenso a adormecer. Aqui em casa (felizmente) nunca tivemos esses problemas, nem quando a Madalena era bebé (ou mesmo agora com o Martim), nem agora com 6 anos. Algumas pessoas até me dizem que ela dorme demais! Como se isso fosse possível!


Todos sabemos que dormir é muito importante no crescimento das crianças, mas ao certo quantas horas devem dormir?
A American Academy of Sleep Medicine (AASM) acabou de publicar uma tabela com esses valores. Óbvio que são meramente umas guias e que variam ligeiramente, mas para um bom desenvolvimento estes são o número de horas de sono recomendado:
  • Bebés dos 4 aos 12 meses - 12 a 16h em 24h (incluíndo sestas);
  • Crianças de 1 aos 2 anos - 11 a 14h em 24h (incluíndo sestas);
  • Crianças dos 3 aos 5 anos - 10 a 13h em 24h (incluíndo sestas);
  • Crianças dos 6 aos 12 anos - 9 a 12h em 24h (provavelmente com estas idades já não farão sestas diárias);
  • Adolescentes dos 13 aos 18 - 8 a 10h em 24h;

São imensos os beneficios de uma noite bem dormida; até nós adultos notamos a diferença:
Maior atenção, melhor comportamento (quem não fica rabugento quanto dorme pouco?), maior capacidade de aprendizagem, melhor memória, melhor qualidade de vida e uma melhor saúde fisica e mental.

A pensar em tudo isso fiz uma pequena pesquisa para vos dar algumas dicas de como ultrapassar estes problemas:
  1. Desligar as tvs, consolas e jogos electrónicos, pelo menos 1hora antes da hora de deitar. Além de serem uma fonte de excitação as luzes destes aparelhos interferem com os padrões de sono.
  2. Manter o quarto fresco. É recomendado que a temperatura do quarto este entre 18 a 22C. No entanto o mais importante é que a criança esteja confortavel.
  3. Ter rotinas. As crianças adoram rotinas e é importante fazer actividades calmas na hora de ir paea a cama. Lavar os dentes, xixi, cama e uma leitura calma é o ideal!
  4. Ter a certeza de que durante o dia tem actividade física suficiente para gastarem energia, mas nunca perto da hora de ir para a cama.
  5. Ser consistente. Nos primeiros tempos pode ser dificil, mas assim que a rotina entrar no hábito tudo se torna mais fácil.



Aqui em casa tentamos manter uma rotina, quer de horários quer de actividades na hora de dormir: Xixi, lavar os dentes e leitura de um livro na cama. Desde que dorme sozinha no quarto dela (desde os 4meses), a Madalena tem um briquedo da Chicco que projecta estrelas e tem música que todos os dias põe a funcionar na hora de ir dormir. Mesmo que ela acorde durante a noite, ela põe a música a tocar e volta a dormir. 
Na minha opinião é importante começar com estes hábitos e rotinas desde cedo.


Podem aprofundar mais este estudo aqui ou na página da National Sleep Foundation também encontram informação bastante útil.

E desse lado? Como são as vossas crianças? Dormem bem ou também tem estes problemas na hora de dormir?



Siga-nos em:





Sem comentários:

Enviar um comentário