2 de outubro de 2014

Dicas para tirar a fralda

O post de hoje aborda um tema que deixa as mães (quase) sempre em pânico: a fase de tirar a fralda é sempre abordada cheia de receio e nem sempre é fácil.
Aqui em casa, com a M. foi super simples e antes dos 2 anos ela já não usava fraldas durante o dia e aos 2 1/2 durante a noite. Aconteceu tudo de forma natural, (felizmente) com poucos descuidos e hoje tenho ali um pacote de Pull -ups que não foram precisas. 
Já li em vários sitios que se deve reduzir a quantidade de liquidos ingeridos depois das 18h. Eu acho isto um pouco contorverso. Eu não o fiz, nem faço e não acho nada bem ouvir crianças a pedir água e a mãe não dar porque já passou da hora, especialmente se a criança andou a brincar ou esteve ao sol, pois corre o risco sério de desidratar.
O meu conselho: Não tenham pressa porque a criança mostra quando está preparada. 
A M. tem um amigo na sala que com quase 5anos ainda usa para dormir. A mãe já fez várias tentativas, mas ainda não conseguiu e não está minimamente preocupada! Quando tiver de ser, será!
O meu truque para ela estar sentada no bacio (a M. era muito regular por isso fácil de calcular a hora que precisava de ir!): dava-lhe livros para ela ir "lendo". Nunca falhou!


1 - Não ter pressa: Cada criança é diferente e tem o seu ritmo de aprendizagem. Por isso nunca faça comparações nem use a idade como indicador; umas crianças largam as fraldas aos 18meses e outras aos 4anos. O mais importante é a criança estar pronta e mostrar interesse em largar a fralda, dizer-lhe quando quer usar o bacio e não gostar de usar a fralda.

2 - Mantenha-se calma e relaxada durante este processo: Nunca esquecer que este processo pode ter alguns "acidentes" pelo caminho. Se mostrar frustação ou impaciencia só irá piorar as coisas! Tenha sempre em mente que acidentes acontecem e não pode exaltar-se com a criança para que ela não regrida.

3 - Dê recompensas: Experimente dar-lhe recompensas como forma de compensar por usar o bacio e não a fralda. Todas as crianças gostam de autocolante, por isso tente usá-los a seu favor.

4 - Elogie os progressos da criança e relembre-lhe o quão grande ela já é por usar o WC.

5 - Não desista: nos primeiros tempos do treino, tem de ter imensa paciência e levar as crianças ao bacio imensas vezes (a cada hora ou até meia hora), mesmo que eles digam que não querem ir ou que não tem vontade! E estar sempre preparada para o aviso subito de querer ir ao WC.

6 - Tenha em consideração que é diferente fazer cocó e fazer xixi no bacio. Na maioria dos casos as crianças mais rapidamente se sentem confortaveis a fazer xixi no bacio do que cocó.

7- Leve-os às compras: se os deixar escolher a roupa interior que eles mais gostam vão estar impacientes para usa-la e como tal fazem um esforço extra para deixar a fralda. Se conseguir deixe-os escolher também o bacio.

8- Pull-ups: São um óptimo aliado no treino; a criança consegue tirar e por sozinha; já para não falar no quão práticas são para as inúmeras vezes que se vai ao WC.


Quais são as vossas dicas?

Siga-nos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário