17 de junho de 2014

Espaço de trabalho

O ano escolar está a acabar, mas durante o Verão é uma óptima altura para preparar o próximo lectivo. Arrumar os livros do ano anterior e porque não alterar o espaço de estudo?Aqui ficam algumas dicas de como preparar o cantinho de estudo ideal:

Passo 1: Encontrar um espaço calmo
Tem de ser um espaço onde as crianças consigo trabalhar em silêncio, sem serem perturbados por barulho e no entanto ser próximo o suficiente para pararmos o que estamos a fazer e ir ajudar.

Passo 2: Ter um espaço próprio para trabalhar
Idealmente terá de ser uma secretária ou mesa com espaço suficiente para a criança abrir vários livros ao mesmo tempo, sempre que necessário. Deverá ter à mão papel, canetas, lápis e um dicionário.

Passo 3: Manter os trabalhos de casa monitorizados
Ter um calendário ou um planner onde estão marcadas as datas de entrega de trabalhos e a prioridade. Pode até arranjar um código de cores para ser mais facilmente identificado.

Passo 4: Manter o espaço organizado
Por exemplo ter tabuleiros de documentos para que a criança possa colocar a pesquisa para os trabalhos e/ou os trabalhos acabados para que sejam verificados pelos pais antes da entrega.

Passo 5: Ser firme
É necessário manter uma atitude firme e caso a criança não faça os trabalhos tem de saber que existem consequências. Essa é uma forma da criança perceber que tem de ter responsabilidades e assim habituar-se à carga e grau de exigência dos trabalhos à medida que progride na escola.

Aproveito para vos deixar algumas ideias de decoração para espaços de trabalho que de certeza as crianças vão adorar e assim tornar a tarefa aborrecida de fazer os trabalhos de casa um bocadinho menos chata!





*Imagens daqui

No IKEA, podem encontrar imensas ideias para decorarem o escritório ou um canto no quarto dos miúdos.

Também na Vertbaudet podem encontrar opções super giras:


O que acham destas ideias?

Siga-nos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário