8 de junho de 2012

E para transportar...

Hoje vamos falar de algo cujo uso ainda é um pouco contorverso: o marsúpio ou canguru. Digo contorverso porque ainda há quem defenda que o seu uso provoca deformações nas articulações da anca.
Confesso que não fazia parte da minha lista de compras, mas os meus colegas de trabalho ofereceram-me um da Chicco. Mesmo assim ainda fiquei um pouco desconfiada, e achei que nunca ia usar! Quando a M. tinha 3 meses fomos fazer uma viagem e ficou acordado levarmos a M. no marsúpio para andar no aeroporto. Para nós foi super prático, a M. estava confortável (tanto que até adormceu) e quando era necessário tinhamos as mãos livres!
Quando regressamos usei mais vezes, nas idas ao supermercado ou em passeios de curta duração.
Mais tarde, quando a M. tinha 13 meses fomos viajar de novo e desta vez para um sítio onde seria melhor não levar o carrinho de passeio. Visto que ela já estava grande para o da Chicco, compramos um que dava até 12Kg e tinha 3 posições: de frente para o pai/mãe, de costas para o pai/mãe e às costas, tipo mochila. Nós preferimos sempre carrega-la junto ao peito. A viagem correu optimamente e usamos o marsúpio para a M. descansar.
Existem de diversas marcas, com 2 ou 3 posições, geralmente de acordo com o peso do bebé e idade (em meses)  e como é obvio de todos os preços.
Penso que o mais importante neste tipo de auxílios no transporte do bebé é a ergonomia, tanto para o bebé como para os pais.
Na minha experiência, a M. não tem deformações nenhumas nos membros inferiores ou articulações  e não tem qualquer atraso a andar. Mas atenção: só usamos a partir dos 3 meses (embora o marsúpio dela pudesse ser usado desde o nascimento) e era um uso esporádico e de curta duração.
Deixo-vos com alguns exemplos de marsúpios, de diversas marcas.



Chicco, com 2 posições 

Chicco, com a posição deitado para recém - nascido

Da Prenatal

BabyBjorn, com 2 posições, na Prenatal

Mais simples, da Zippy

Aqui está algo um pouco diferente, da Chicco. Um pouco mais pesada e para crianças mais velhas.


Siga-nos no Facebook.

Não se esqueçam de participar no nosso passatempo, aqui!

J.

Sem comentários:

Enviar um comentário