10 de junho de 2012

DIY - Tinta para crianças

Hoje em dia já há no mercado tintas não toxicas para crianças, mas nem sempre se encontram com facilidade e nem sempre a preços convidativos!
E que tal fazermos tintas em casa? Além de serem mais económicas, são de facto não tóxicas!

 Ingredientes:
  • Açúcar - 2 Colheres
  • Sal - ½ Colher
  • Amido de milho (farinha maisena) -  ½ Chávena
  • Água - 2 Chávenas
  • Vários corantes para comida



Preparação:

Colocar o amido de milho numa panela e pouco a pouco adicionar a água, tendo o cuidado de mistrurar de forma a que não fiquem grumos. Depois adicionar o sal e o açúcar e levar a lume baixo, mexendo constantemente até que a mistura engrosse.
Quando a mistura tiver uma consistência igual à da tinta, deve-se retirar do fogo e mexer bastante para arrefecer. Quando a mistura estiver bem fria, divide-se em diferentes tigelas, uma para cada cor de tinta que se pretende.
Para dar a cor à tinta, adicionar o corante de comida. Ir mexendo à medida que se coloca o corante para a mistura ficar com uma cor uniforme.
E já está!



Esta tinta é ideal para que as crianças pintem com os dedos, e as nódoas saiem com facilidade! Uma vez que a tinta esteja pronta, poderá ser guardada no frigorífico durante alguns dias apenas, por isso não recomendo que se faça muita quantidade, ou irá acabar por se estragar.
Espero que possam fazer em casa e que as crianças adorem!


O "Fraldas & Rabiscos" também está no Facebook.

Não se esqueçam de participar no nosso passatempo, aqui! Acaba hoje!!

J.

Sem comentários:

Enviar um comentário