31 de março de 2012

Dúvidas, receios... enfim 40semanas de ansiedade

Seja planeada ou não, a gravidez deve ser vivida como uma fase fantástica na qual uma vida está a ser gerada dentro de nós. Pode parecer um cliché, mas é de facto o milagre da vida a acontecer, na nossa  barriga, todos os dias.
Apesar de ser uma fase em que mil dúvidas e receios nos surgem temos de acreditar que de facto tudo o que de menos bom acontece no decorrer das 40semanas e que culmina com aquele momento tão angustiante para a maioria de nós, o parto, vai tudo ficar bem e no segundo que aqueles olhinhos abrem tudo vale a pena e aquele sorriso fantástico vai encher o nosso coração com um calorzinho que nunca mais vai desaparecer!
Como é óbvio nem tudo são coisas boas e nas 40semanas vão existir momentos desesperantes: a roupa que não serve, os pés que estão inchados, as dores nas costas, os momentos a 2 com a  balança e  muitos outros dramas que só as grávidas têm tendência a experienciar! Sim, porque nessas alturas as hormonas são umas chatas e deixam-nos completamente trocadas e, no meu caso, uma choramingas! Mas também há coisas boas, no meio de tantos dramas, para nos mantermos ocupadas e esquecermos os dramas: as roupinhas do bebé, o mobiliário, a decoração… mil e uma coisas que devem ser feitas o quanto antes!
Apesar de a mulher grávida ser o centro de mudanças não podemos esquecer o pai do bebé. Para ele também é uma altura de stress e ansiedade, cheia de mudanças: a mulher passa a vida ansiosa (algumas vezes histérica) e o que e esperado do papel de pai também é um factor que em muito contribui. No entanto ele é o nosso pilar durante a gravidez, a nossa massagista e muitas vezes a nossa cozinheira particular.
Em suma, é sem dúvida uma altura fantástica na vida do casal, cheia de receios mas recheada de alegrias e que deve ser vivida de uma forma plena. Quando houver dúvidas (porque há sempre, ninguém sabe tudo) há que procurar esclarecê-las e de preferência com alguém que nos acompanhe diariamente e que conheca o nosso caso concreto (não é o caso da vizinha que já tem um filho com 20 anos… tanta coisa mudou desde aí), caso contrário ainda se acaba mais confusos!  E não esquecer: nenhuma pergunta é estúpida! Não perguntar é que é!
E o medo de não ser boa mãe ou pai?!?!?  Isso fica para um post futuro… 
J.


Sem comentários:

Enviar um comentário